quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dia da Gratidão

Hoje acordamos, à semelhança dos últimos dias, com a preleção do nosso pequeno minion (o nº1) que veio despertar para a cama dos pais, recorrendo ao amor dos beijinhos dos dois e miminho quentinho dos lençóis. Tem acordado cedo, fruto das rotinas do infantário, cansaço que o leva a adormecer cedo pela noite e acima de tudo desejo de ter aquele espaço só dele reconquistado...
Quando me refiro "acordamos" efetivamente estou a ser um pouco irónica / otimista na fomra de ver o dia. Há 2 semanas que abraçamos o desafio nº2 cá em casa e dormir tornou-se um luxo. Empenhados em fazer crescer apenas com amamentação exclusiva, eu e o nº2 temos tido vidas muito agitadas! Já se perdeu o conceito de "dormir" e descubro agora que afinal eu sei "descansar" muito bem, tenho uma capacidade de resistir ao cansaço que me desconhecia (mesmo com o nº1) e consigo re-inventar energias sabe-se lá d eonde (só ainda não consigo esconder olheiras...).

E nisto ouço na rádio que hoje se comemora o "dia da gratidão". Olha que interessante... mesmo com a cabeça a tentar erguer-se, os olhos a abrir e os músculos a pedirem para ficar mais um pouco no descanso, olho à minha volta e compreendo perfeitamente o significado deste dia
1. Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebidoem relação ao autor. = RECONHECIMENTO
2. Qualidade do que é grato (agradecido).
"gratidão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

O movimento do agradecer parece estar em vias de extinsão. Ouvem-se poucos obrigadas, sente-se poucas vezes o ressoar de um verdadeiro agradecimento, vive-se pouco a cultura do reconhecer a importância do outro e humildemente agradecer.
Nesta minha re-descoberta da amamentação, deparei-me com muitos desafios que vou tentando superar. Um deles prende-se com a chamada "hormona do amor" (ocitocina) que é estimulada pelo vínculo mãe bebé, pela entraga de um ao outro e que proporciona a "descida do leite". Se formos ler o expert Dr.Google sobra a matéria ele diz-nos que esta pode ser potenciada por um estado geral de bem estar, pelo sorrir perante a vida, ter atividades relaxantes e praseirozas e claro, sentimento de gratidão. 
Por isso no fundo, vou investir num momento de profunda gratidão para com todos os quanto quero agradecer para aumentar a produção leite! hehehehe brincadeira... Vou fazer este post de coração aberto e sentido, esperando que a mensagem chegue apenas aos a que é destinada e mais ninguém: ligando coração a coração, potenciando nos outros esta hormona do amor.

Começo por agradecimento geral a todas as pessoas que já se cruzaram na minha vida, pela sua capacidade de me tocarem (superficial ou mais profundamente) e assim moldarem um pedacinho de mim. 
E com isto agradecer a todos os que me "ensinaram" (professores, mestres, etc) e me guiaram no caminho do conhecimento. Ainda hoje me acompanham no coração as semmentes que foram lançadas.
Agradeço aos amigos que estiveram por cá, perto do coração, mais ou menos distantes geograficamente, mas que sempre retribuiram com um sorriso e uma palavra de conforto.
Um obrigado especial à minha família, à mais próxima e agora à alargada que também me adotou como filha. Sempre me demonstraram que as possibilidades de Amor e compreensão são infinitas e recriáveis. Espero conseguir manter esse legado. Obrigado sincero por serem exemplo!
De coração cheio dos eventos dos últimos tempos, um reconhecimento especial ao meu marido, por partilhar totalmente a responsabilidade e fidelidade a dois, com um suporte único! No fundo por ser o pungente que o meu doce precisa, sem azedar a complexidade dos sabores.
Como não podia deixar de ser, um muito obrigado à dádiva que Deus me deu, possibilitando-me ser mãe de dois meninos lindos. Sinto-me eternamente agradecida por ter o privilégio de os fazer crescer e ser em cada dia, sou uma verdadeira afortunada.

Assim, sorrio mais e não esqueço que...

Sem comentários: